Vitrinismo: Fim de ano – Natal e Ano Novo

Dezembro é sem dúvidas um dos meses mais movimentados do ano, afinal, ele concentra duas datas muito importantes para os comércio: o Natal e o Ano Novo. Neste período, a população está mais propícia ao consumo e, por isso, é essencial preparar sua loja para impulsionar os resultados em vendas.

Nas festividades, o apelo visual é a chave do sucesso e a vitrine assume o papel de grande chamariz de clientes, compondo a comunicação da marca com o consumidor e influenciando a decisão de compra.

Imagine o seguinte: o consumidor caminha por diversas lojas, que oferecem inúmeros produtos à sua disposição, qual será o critério que ele utilizará para entrar em um desses estabelecimentos? Isso mesmo, a vitrine que estiver mais atrativa e bem decorada.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, uma vitrine atraente e bem organizada pode ampliar as vendas em até 40%. Além disso, ela é responsável por 83% das decisões de compra do cliente.  

Já que recorrer a estratégias de vitrinismo tornou-se indispensável para aumentar as vendas de fim de ano, separamos dicas você para despertar o interesse dos seus clientes e futuros clientes com composições incríveis:

Explore os temas

O objetivo da vitrine, de forma geral, é impressionar o consumidor positivamente e atraí-lo para dentro da sua loja. Por isso, decorá-la com itens temáticos é uma maneira de surpreender, mostrando que a loja está preparada para uma data importante que se aproxima e que possui todos os produtos que mais combinam com a comemoração.

Para compor a decoração de Natal em sua loja, a dica é abusar de elementos tipicamente natalinos, como gorros de Papai Noel, presentes, árvores de Natal e guirlandas. Acrescente frases como ‘feliz natal’ e ‘boas festas’ ou, quem sabe, pisca-piscas e enfeites. Além disso, capriche no look dos manequins, criando composições de destaque com nuances em vermelho.

Para trazer o clima de Ano Novo à sua vitrine, não é obrigatoriamente necessário a utilização da cor branca. Você pode mesclar tons como o dourado e prata, pois eles são extremamente atrativos e têm a cara da comemoração. Já os itens cenográficos para compor a decoração podem ser estrelas-cadentes, tonalidades que façam alusão aos fogos de artifício, muito paetê e brilho. Além disso, que tal investir em manequins totalmente brancos e dourados ou brincar com a tradição das cores no look para trazer paz, amor ou sorte?

Abuse da criatividade e das diversas formas que existem para deixar a sua vitrine temática e bonita, mas antes de começar não se esqueça que é necessário um planejamento em busca de equilíbrio e harmonia entre os produtos expostos e os objetos cênicos.

Luzes

As luzes são componentes cenográficos que mexem com os sentidos do consumidor. Uma boa iluminação pode destacar o que há de melhor nos produtos vendidos, portanto, utilize luzes focais nos produtos para direcionar o olhar do consumidor, garantindo a atenção para os principais looks da loja.

As luzes também podem proporcionar um clima mais acolhedor à sua loja, então, que tal aderir aos lustres ou luminárias criativas? Elas sem dúvidas agregam um toque especial na decoração do ambiente.

Adesivos e objetos decorativos

Os adesivos são uma alternativa clássica e enriquecedora quando bem utilizados na vitrine. Por serem considerados clean, eles transmitem uma mensagem de anúncio ou promoção especial sem poluir a visualização, sendo uma alternativa eficaz para prender a atenção dos clientes que passarem na frente da sua loja.

Invista em adesivos temáticos com frases breves e de impacto que atraiam a atenção do consumidor e que informem sobre seus descontos especiais.

Escolha dos produtos

Depois de decidir quais serão os itens cenográficos da sua vitrine, o próximo passo é escolher os produtos que ficarão em destaque. A estratégia é dispor de artigos mais procurados, lançamentos da moda e promoções, mas sem colocar todos, pois o objetivo é despertar a curiosidade dos clientes para atraí-los ao interior da loja.

Por isso, bem o seu público e quem frequenta a região, do que os consumidores mais gostam e as lojas vizinhas. Assim, você consegue desenvolver os seus diferenciais para se destacar da concorrência e combinar artigos de maneira atrativa para cada cliente.

Ambientalize a loja

Por fim, não apenas a sua vitrine deve estar estrategicamente pensada, mas o conteúdo de dentro precisa continuar chamando a atenção do cliente depois que ele entrar na loja. Lembre-se que o seu estabelecimento deve estar bem organizado, com produtos expostos, e uma decoração que dê continuidade a decoração da vitrine.

O espaço da sua loja deve ser muito bem aproveitado, por isso, cuidado para não deixar o ambiente poluído e com excesso de informação, deixando o cliente perdido.

Como você percebeu, a ambientação da vitrine é muito importante para o seu negócio, afinal, a primeira impressão é sempre a que fica, principalmente neste fim de ano. Por isso, comece já a aplicar estas dicas em seu negócio e conte sempre com a mpmstore. para te auxiliar a alavancar suas vendas em todas as esferas.

Saiba essas e outras dicas de como preparar sua vitrine e aquecer suas vendas nas datas comemorativas clicando aqui.

 

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