6 dicas para aproveitar a Black Friday e beneficiar as suas vendas

Depois do Natal, a Black Friday se tornou uma das datas mais importante para o mercado de varejo e atacado, gerando até dez vezes mais vendas se comparada a uma sexta-feira comum.

Antecedendo as compras de fim de ano, a Black Friday acontece sempre no finalzinho de novembro. Neste ano, será no dia 23 e irá movimentar toda economia do país, sendo uma ótima oportunidade para vender produtos parados no estoque, divulgar a marca e adquirir clientes satisfeitos que voltem para comprar mais produtos.

Uma data tão importante para o comércio exige uma atenção especial por parte dos lojistas. Por isso, destacamos alguns pontos aos quais você deve se atentar para preparar o seu negócio, impulsionar as suas vendas e se destacar em meio a concorrência. Então vamos lá:

Peças da loja Lady rock, no Mega Polo Moda

1. Planeje as ações de marketing com antecedência

Uma empresa que se antecipa nas suas ações de marketing tem fortes chances de potencializar as suas vendas na Black Friday, por isso, organize com antecedência quais serão as campanhas aplicadas com base no estudo do comportamento do consumidor, mapeando os possíveis pontos que prenderão a sua atenção até a data.

Antecipar os descontos dos produtos, promover um “esquenta de ofertas”, realizar sorteios nas redes sociais e enviar e-mails marketing são alguns dos meios de evidenciar as promoções que o cliente pode aproveitar.

Tenha em mente que a sua propaganda é a porta de entrada para o primeiro contato do consumidor com a marca, por isso, desenvolva anúncios criativos, com imagens em alta resolução, textos bem elaborados e chamadas atrativas e marcantes. O objetivo é engajar o consumidor, fazendo ele lembrar da sua loja sempre que pensar em Black Friday.

2. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas que permitem anunciar produtos, estabelecer um relacionamento mais próximo com o consumidor, comunicar eventos, intensificar a marca e fazer novos clientes.

Pensando nisso, crie banners e posts interativos reforçando o local das lojas, o endereço do site e, principalmente, quais serão as vantagens e os descontos especiais daquele dia.

Aproveite também para criar um chat informativo, no qual o consumidor possa tirar dúvidas sobre os produtos, prazos de entrega e valores. Se você estiver presente nos momentos em que os consumidores precisam, mostrará o quanto eles são importantes para você e conquistará novos clientes fiéis.

 

3. Crie promoções vantajosas

A Black Friday é mundialmente conhecida por seus diversos descontos e vantagens, então invista na venda de produtos interessantes para o consumidor, como aqueles que são sonho de consumo ou têm o preço mais atrativo.

Analise bem o que vale a pena ser colocado em desconto. Não adianta aplicar uma ótima oferta em um produto que ninguém tem interesse de comprar ou anunciar um bom produto com o preço semelhante a todos. Evite frustrar as expectativas do consumidor.

Para não errar, descubra quais são os produtos que as pessoas mais buscam e compram, além dos descontos aplicados, para poder se destacar em relação à concorrência.

4. Atenção aos problemas técnicos

Não são somente as lojas físicas que prometem ficar cheias durante a Black Friday. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit estima-se que o e-commerce irá faturar R$ 2,43 bilhões e que o número de pedidos subirá de R$ 3,76 milhões para R$ 4 milhões durante a Black Friday de 2018, o que representa um crescimento de 15%.

Aumentar a banda da internet, facilitar o processo de compra pelo site, utilizar um servidor que aguente o forte fluxo de pessoas, tornar o site responsivo e adaptável ao mobile são alguns dos pontos que devem ser aplicados para que a venda online seja um sucesso.

Além disso, vale customizar a loja virtual com o tema, oferecer atendimento 24 horas, reforçar a segurança virtual, observar o e-commerce concorrente e se atentar às formas de pagamentos e períodos de entrega.

5. Trabalhe com sua base de clientes

Ao longo do ano, construa uma base de clientes com nome, e-mail, frequência de compras e produtos que a pessoa mais gosta. Quando chegar na Black Friday, use-a para promover uma campanha de marketing mais eficaz, oferecendo exatamente o tipo de produto queseus clientes precisam.

Você pode, por exemplo, enviar um e-mail marketing com descontos exclusivos, oferecer uma prévia de produtos e ofertas customizadas e até fazer ações específicas para os clientes mais fiéis. Desta forma, eles irão se sentir valorizados e as chances das suas vendas serem impulsionadas são gigantescas.

 

 

6. Use a criatividade e improvise

Sabe aquela mercadoria que está difícil de sair ou que não tem um bom giro de vendas sozinha? Que tal juntá-la com outros produtos que vendem melhor? Assim, você terá um kit especial e diferenciado para venda.

Regra de ouro: às vezes, é melhor conceder um bom desconto em produtos com saída menor para garantir a venda.

Dicas bônus: Faça da Black Friday um dia especial

Coloque a sua loja no clima desta data: mapeie quais são os melhores pontos, trace estratégias e invista bastante em decorações e comunicações.

Por fim, separamos algumas dicas rápidas e essenciais as quais você não pode deixar de se atentar:

  • Abra mais cedo e saia na frente.
  • Feche mais tarde e amplie o atendimento.
  • Pense na exibição dos produtos.
  • Produza um ambiente especial na loja.
  • Crie alternativas de pagamento diferenciadas.
  • Se possível, presenteie os seus consumidores com frete grátis.
  • Guarde os dados dos clientes em um bom sistema de gestão.

Agora, é só aplicar tudo o que você aprendeu e transformar a sua loja no maior sucesso do Black Friday.

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